festivaldasustentabilidade | Arquitetura na Periferia marca presença no Festival da Sustentabilidade
15145
post-template-default,single,single-post,postid-15145,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive
 

Arquitetura na Periferia marca presença no Festival da Sustentabilidade

Arquitetura na Periferia marca presença no Festival da Sustentabilidade

O projeto

Arquitetura na Periferia é um projeto que visa a melhoria da moradia para mulheres da periferia, por meio de um processo onde elas são apresentadas às práticas e técnicas de projeto e planejamento de obras e recebem um microfinanciamento para que conduzam com autonomia e sem desperdícios as reformas de suas casas. Ao invés de oferecer um produto, buscamos favorecer a autonomia das participantes, ampliando sua capacidade de análise, discussão, prospecção, planejamento e cooperação, o que por fim leva a um aumento de sua autoestima e confiança.

Quem somos?

Somos antes de tudo pessoas que acreditam no poder transformador do trabalho em prol de um mundo mais justo. Nossa equipe atualmente conta com três arquitetas, duas estudantes de engenharia, uma articuladora local e uma mestre de obras, além de voluntárias em diversas áreas tais como psicologia, fotografia e comunicação.

Como começou?

O Arquitetura na Periferia teve início em 2013 durante pesquisa de mestrado da arquiteta Carina Guedes (EA-UFMG) e teve como base os seguintes questionamentos:

  • Por que a maioria da população brasileira não possui acesso aos serviços técnicos prestados por arquitetos e engenheiros antes ou durante a sua obra?
  • Por que justamente onde mais se constrói casas é onde menos vemos esses profissionais trabalhando?

A partir desta pesquisa foi desenvolvida a metodologia de assessoria técnica que utilizamos, voltada especificamente para o atendimento destas demandas.

MISSÃO: Promover a inclusão da mulher no âmbito das decisões acerca da construção da casa e estimular a sua autoconfiança e autoestima. Oferecer assessoria técnica pautada pela confiança, cooperação e compartilhamento de informações.

 

Luiza Silva é Arquiteta e Urbanista, formada na Universidade federal de Minas Gerais (UFMG). Faz mestrado No NPGAU-Núcleo de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo da UFMG, e é pesquisadora em Planejamento Urbano e Ecologia Política. É associada às Arquitetas sem Fronteiras – ASF Brasil desde 2014, onde trabalha prestando assessoria técnica a grupos organizados e comunidades socialmente vulneráveis. É co-fundadora do grupo Pocim Vivo, que promove a autogestão de um parque urbano na Vila Marçola, em Belo Horizonte.

CARINA GUEDES é arquiteta, Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014) e membro da Associação Arquitetas Sem Fronteiras – ASF Brasil desde 2015 onde atua com demandas coletivas da sociedade civil relacionadas ao direito à cidade e aos direitos humanos. É fundadora do projeto Arquitetura na Periferia, ganhador do prêmio Gentileza Urbana 2016 do IAB-MG, onde atua com assessoria técnica à mulheres de baixa renda para a melhoria da moradia.

Sobre a ASF (Arquitetas Sem Fronteiras):

Grupo fundado em 2003, composto por profissionais e estudantes de diversas áreas do conhecimento, lideres comunitários, moradores e outros voluntários. O trabalho realizado pelas Arquitetas sem Fronteiras, como o próprio nome sugere, não se fixa em apenas um lugar, mas se desenvolve conforme as demandas, envolvendo atividades projetuais, jurídicas, consultorias, mobilizações em vilas, favelas, ocupações, quilombos, etc. Atualmente, os trabalhos têm se concentrado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. A ASF dialoga também com as universidade e movimentos sociais, tratando a arquitetura como algo politico, social e econômico, como prática transformadora

 

PARA DOAR CLIQUE AQUI > http://www.arquiteturanaperiferia.com.br/doe-agora/

Instagram > https://www.instagram.com/arquiteturanaperiferia/

Facebook > https://www.facebook.com/perifeitura/

 

 

No Comments

Post A Comment