festivaldasustentabilidade | Prêmio
14968
page-template-default,page,page-id-14968,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive
 

Prêmio

Objetivos

Em sua 1a edição, o Concurso Estudantil de Projetos Sustentáveis do 3o SILABAS tem por objetivo fomentar a participação de estudantes de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil nas temáticas relacionadas à bioconstrução, arquitetura vernacular e eco soluções.

A sustentabilidade na construção civil ainda é uma realidade muito distante no Brasil. Sabe-se que esta é uma das atividades que mais geram resíduos e degradação e deste fato surge a urgência em promover mudanças que vão desde a pesquisa de materiais e técnicas mais “verdes” até a observância das formas de construir de nossos antepassados e sociedades tradicionais. Acreditando que estas mudanças podem vir a partir da educação e reeducação daqueles que atuam na construção civil, a comissão organizadora do SILABAS decidiu lançar este concurso voltado para estudantes de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil.

Tendo em vista que a arquitetura sustentável ainda é bastante elitizada e poucos são os empreendimentos de interesse social que apresentam alguma busca por eficiência energética, este concurso pretende reconhecer e premiar projetos que apresentem boas ideias e soluções sustentáveis para unidades de habitação social. Critérios como conforto, inovação e viabilidade econômica serão avaliados, sempre sob a ótica da sustentabilidade.

Regras

-As equipes deverão ser formadas por até 5 estudantes e 1 orientador da própria instituição de ensino ou de escolha do grupo desde que seja um profissional da área (com formação em arquitetura, sustentabilidade ou engenharia).

-As equipes deverão apresentar um caderno em meio digital  no formato A3 contendo memorial descritivo e representação gráfica (croquis, plantas baixas, cortes, fachadas e perspectivas).

-A temática é habitação de interesse social e os participantes deverão projetar uma residência para uma comunidade de baixa renda. Esta unidade de habitação deverá medir até 50m2. As equipes podem apresentar mais de uma tipologia. É importante representar a edificação e entorno imediato. Deve ser escolhido um terreno real e utilizar seus dados de insolação, clima, etc.

O que deve ser entregue?

– Planta baixas com 2 cortes
– Renders ou desenhos de perspectivas
– Planilha orçamentária de material e mão de obra

Email para entregas: contato@pindorama.org.br contendo os arquivos em PDF , nome completo de todos os componentes da equipe e orientador e nome da instituição de ensino a qual os estudantes são vinculados.

Prazo para Entregas: 25 de Agosto

As inscrições são GRATUITAS.

Prêmio

O grupo vencedor receberá:

  • Prêmio em dinheiro de R$ 1.000,00
  • Passaporte para todas as atividades do SILABAS para todos os integrantes
  • Certificado de Honra ao Mérito emitido pelo Instituto Pindorama , TIBÁ e SEBRAE