festivaldasustentabilidade | Quem Somos
15376
page-template-default,page,page-id-15376,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive
 

Quem Somos

O Festival da Sustentabilidade é de extrema relevância para Nova Friburgo e região, o evento coloca a cidade na rota do movimento de transformação global.

A região serrana do Rio ficou marcada pela tragédia climática em 2011, e agora, pretendemos marcar como um local de aprendizado, trocas de saber e união. Vivemos em uma região com grande riqueza de recursos naturais e manejá-las com sabedoria pode prevenir desastres naturais, gerar renda e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

O evento é realizado em conjunto pelo Instituto Pindorama, Instituto Tibá Rio e BR4 Eventos.

INSTITUTO TIBÁ RIO

Tibá é um centro educacional de ecologia aplicada e arquitetura de baixo impacto.

A escola alternativa foi fundada em 1987 pelo arquiteto e urbanista holandês Johan van Lengen, lenda do movimento de sustentabilidade ao redor do mundo – autor do Manual de Arquiteto Descalço.

Localizado na cidade de Bom Jardim, no estado do Rio de Janeiro, o Instituto TIBÁ organiza oficinas mensais com especialistas de renome em design intuitivos, bio-arquitetura, construção em bambu, agrofloresta e PANCs (plantas comestíveis não convencionais), e oferece consultas para projetos arquitetônicos.

INSTITUTO PINDORAMA

O Instituto Pindorama é uma organização independente e sem fins lucrativos com sua sede em Nova Friburgo (RJ) registrada desde 2004. Estão localizados em uma propriedade rural de 480.000 m² de área verde, cercada pela Mata Atlântica. Um grupo de terapeutas, permacultores, arquitetos, agrônomos, pedagogos e voluntários dispostos a servir aqueles que buscam qualidade de vida e sustentabilidade.

BR4 EVENTOS

A BR4 Branding e Eventos é uma empresa de live e digital marketing. Oferecendo soluções em comunicação, aproximação de marcas a clientes. Planejamento, criação e produção de experiências em diferentes formatos.

Com um portfolio de mais de 50 eventos realizados, a produtora cuida de detalhes importantes para que o Festival atenda todas as expectativas.

O festival aborda diversos temas e abre espaço para debates sobre arquitetura e construção civil de baixo impacto ambiental, energias alternativas, gestão hídrica, gestão de resíduos sólidos, agroecologia, agricultura familiar sintrópica e negócios sociais. A abordagem teórica e prática, através de experiências com palestras e oficinas, feira e rodada de negócios, match entre startup e investidores linha de financiamento e divulgação de estudos, comprovam a importância do evento como referência nos âmbitos social ambiental e econômico.