Durante o 3º SILABAS – Simpósio Latino-Americano de Bioarquitetura e Sustentabilidade, estudantes de diversas universidades participarem do concurso com a temática de projetos de interesse social utilizando os preceitos da permacultura e arquitetura de baixo impacto ambiental. Em sua 1a edição, o Concurso Estudantil de Projetos Sustentáveis do SILABAS teve o objetivo de fomentar a participação de estudantes de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil nas temáticas relacionadas à bioconstrução, arquitetura vernacular e eco soluções.
A sustentabilidade na construção civil ainda é uma realidade muito distante no Brasil. Sabe-se que esta é uma das atividades que mais geram resíduos e degradação e deste fato surge a urgência em promover mudanças que vão desde a pesquisa de materiais e técnicas mais “verdes” até a observância das formas de construir de nossos antepassados e sociedades tradicionais. Acreditando que estas mudanças podem vir a partir da educação e reeducação daqueles que atuam na construção civil, a comissão organizadora do SILABAS decidiu lançar este concurso voltado para estudantes de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil.
Tendo em vista que a arquitetura sustentável ainda é bastante elitizada e poucos são os empreendimentos de interesse social que apresentam alguma busca por eficiência energética, este concurso pretende reconhecer e premiar projetos que apresentem boas ideias e soluções sustentáveis para unidades de habitação social. Critérios como conforto, inovação e viabilidade econômica serão avaliados, sempre sob a ótica da sustentabilidade.
O primeiro lugar do concurso ficou para os alunos da Universidade Estácio de Sá – Campus Tom Jobim, o trabalho orientado pela Prof. Eliane Silva Barbosa. O grupo foi composto pelos alunos Ana Luiza de Andrade Brito Sumar, Gabriel Nasta Tunes, Gabrielly Paula da Silva Ribeiro, Isadora FerrazFaria Canil e Tatuane da Silva Pereira.
Os alunos receberam um prêmio em dinheiro além de certificado de Menção Honrosa assinado pelo Arquiteto Descalço, o holandês Johan Van Lengen fundador do TIBÁ, Nilson Dias, gerente de projetos do Instituto Pindorama e pela Arquiteta Myrtes Marcelle do SEBRAE-RJ.
Acesse o trabalho completo do primeiro lugar neste link: https://drive.google.com/file/d/1NTDEuIIQFHwBPsUqQ9OAcMelG3nDR-OD/view?usp=sharing
O segundo lugar ficou com a UNICAMP. O trabalho orientado pela Prof. Vanessa Gomes da Silva e executado pelos alunos Alessandra Silva, Andrey Marcondes, Camila Torato, Bárbara Maia e Hannah Komuro intitulado “Duo Casa” foi também considerado uma excelente solução.
O projeto completo pode ser acessado aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1C3mHT4mBkBN9vJNZxnyG0NLgePKwvaKE?usp=sharing
E o terceiro lugar ficou para UNOPAR – Campus Nova Friburgo – RJ. O trabalho orientado pelo Arquiteto Túlio Eduardo de Souza Rezende e executado pelos alunos Felipe Feitosa Lorenção, Sulane de Castro Oliveira e Thamara Nogueira de Lima Ribeiro. O projeto de uso misto, residencial/comercial coloca as moradias sociais na área central da cidade.
O trabalho completo pode ser acessado em: https://drive.google.com/file/d/1DSGOQbNfC6tgSsplKFqJJoYeaBAsf81D/view?usp=sharing