Restos de alimento no lixo? Não mais! Aprenda o reaproveitamento e conheça seus benefícios

//

O Brasil é o quarto maior produtor de alimentos do mundo. Ao mesmo tempo ganha o título de “país do desperdício” devido às toneladas de comida que são jogadas fora todos os dias. Existe uma forma de mudar essa realidade e é com o reaproveitamento de alimentos.

Esse não é só um problema brasileiro. Estudos mostram que 30% da produção mundial de alimentos é desperdiçada em razão da falha no cultivo, na colheita, no transporte, no armazenamento e na comercialização.

Alimentos que poderiam ser aproveitados por famílias carentes e evitar que milhões de pessoas passem fome. Por isso, a prática de reaproveitar esses alimentos quer se tornar cada vez mais frequente até virar um hábito.

O que é e seus benefícios

Reaproveitamento é quando o alimento já foi preparado e há sobras ou restos, podendo ser utilizado como ingrediente em outra preparação. É comum que muitas pessoas “torçam o nariz” quando ouvem restos. Essa palavra remete a lixo pela maioria, mas nós vamos mostrar que isso é um conceito ultrapassado.

Feito de forma correta e sustentável, o reaproveitamento de alimentos reduz a produção de lixo orgânico, prolonga a vida útil do alimento, promove a segurança e a qualidade alimentar e beneficia a renda familiar. De acordo com os especialistas, com o reaproveitamento você pode também economizar até 20% do seu orçamento mensal!

Alimentos que podem ser reaproveitados

– Folhas de: cenoura, beterraba, batata-doce, nabo, couve-flor, abóbora, mostarda, hortelã e rabanete
– Cascas de: batata inglesa, banana, tangerina, laranja, mamão, pepino, maçã, abacaxi, berinjela, beterraba, melão, maracujá, goiaba, manga e abóbora
– Talos de: couve-flor, brócolis, beterraba
– Entrecascas de: melancia e maracujá
– Sementes de: abóbora, melão e jaca
– Nata
– Pão amanhecido
– Pés e pescoço de galinha
– Tutano de boi Mas atenção! Há uma grande diferença entre reaproveitamento e reprocessamento de alimentos. O primeiro reutiliza matérias-primas em bom estado de conservação. O segundo reutiliza produtos já industrializados.

Além do reaproveitamento, uma dica importante é você cozinhar e se servir apenas com a quantidade necessária para seu consumo. Consuma consciente também na hora das compras adquirindo apenas a quantidade necessária evitando que alimentos estraguem na geladeira ou despensa.

Receitas para (re)aproveitar!

Agora é com você! Veja três dicas para deixar o antigo eu e receber o novo eu com receitas de dar água na boca e formas de conservar melhor os alimentos e prolongar o sabor e a qualidade. Confere também no nosso Instagram.

Antigo eu x Novo eu

A melhor maneira de guardar a cenoura crua na geladeira é dentro de um pote com água. Isso impede que elas murchem e evita desperdício! Pode ser inteira ou cortada em pedaços! Basta cobrir com água, simples assim!

  1. Coloque as cenouras dentro de um pote.
  2. Cubra com água. e tampe se quiser.

As cenouras armazenadas com água costumam durar bem por até 3 semanas, se mantendo crocantes e saborosas. Mas é importante fazer a troca de água algumas vezes, pelo menos a cada 3 dias.

Aquele delicioso suco verde que deixou bagaço, agora pode virar complemento de bolos e pães, adicionando mais fibra e saúde para sua vida!

Ingredientes

1 xícara (chá) farinha de arroz
1 xícara (chá) farinha de quinoa
1 colher (sopa) fermento em pó
3 ovos
1 xícara (chá) suco verde bagaço
0,5 xícara (chá) adoçante sucralose ou açúcar
2 colheres (sopa) óleo coco ou outro
1 xícara (chá) iogurte desnatado consistente
0,7 xícara (chá) água quente

Modo de preparo

  1. Bata os ovos, o óleo e o iogurte.
  2. Acrescente a água, o bagaço do suco, as farinhas e o adoçante.
  3. Bata mais e por último adicione o fermento.
  4. Coloque em forma untada e enfarinhada e leve ao forno (180°C) por aproximadamente 30 minutos.

E se antes as cascas de banana iam para o lixo, hoje vocês já sabem como transformar em fertilizante. E agora temos mais uma dica de ouro para as cascas: farofa de banana!

A casca da banana é rica em potássio, mineral importante para o controle da pressão arterial e dos batimentos cardíacos e que ajuda na prevenção de cãibras.

Ingredientes

– 3 cascas de banana bem higienizadas e picadas (pode usar uma banana inteira junto)
– 2 colheres de sopa de cebola picada
– 1 dente de alho picado
– 1 colher de sopa de manteiga
– 2 xícaras de farinha de mandioca torrada
– Sal a gosto
– Páprica a gosto
– 2 colheres de sopa de salsinha

Modo de preparo:

  1. Refogue a cebola e o alho na manteiga
  2. Adicione as cascas e refogue por alguns minutos
  3. Em seguida, coloque a farinha de mandioca e os temperos a gosto
  4. Mexa até ficar tudo bem quentinho e finalize com a salsinha picada

Acompanhe as últimas notícias do meio ambiente no Festival da Sustentabilidade!

Deixe um comentário

BR4 Branding
Av. Cons. Julius Arp, 80
Bloco 11, Galpão 104
Centro, Nova Friburgo.