festivaldasustentabilidade | Estudantes ganham Prêmio de Arquitetura de Baixo Impacto Ambiental
15457
post-template-default,single,single-post,postid-15457,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive
 

Estudantes ganham Prêmio de Arquitetura de Baixo Impacto Ambiental

Estudantes ganham Prêmio de Arquitetura de Baixo Impacto Ambiental

Durante o 3º SILABAS – Simpósio Latino-Americano de Bioarquitetura e Sustentabilidade, estudantes de diversas universidades participarem do concurso com a temática de projetos de interesse social utilizando os preceitos da permacultura e arquitetura de baixo impacto ambiental. Em sua 1a edição, o Concurso Estudantil de Projetos Sustentáveis do SILABAS teve o objetivo de fomentar a participação de estudantes de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil nas temáticas relacionadas à bioconstrução, arquitetura vernacular e eco soluções.

A sustentabilidade na construção civil ainda é uma realidade muito distante no Brasil. Sabe-se que esta é uma das atividades que mais geram resíduos e degradação e deste fato surge a urgência em promover mudanças que vão desde a pesquisa de materiais e técnicas mais “verdes” até a observância das formas de construir de nossos antepassados e sociedades tradicionais. Acreditando que estas mudanças podem vir a partir da educação e reeducação daqueles que atuam na construção civil, a comissão organizadora do SILABAS decidiu lançar este concurso voltado para estudantes de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil.

Tendo em vista que a arquitetura sustentável ainda é bastante elitizada e poucos são os empreendimentos de interesse social que apresentam alguma busca por eficiência energética, este concurso pretende reconhecer e premiar projetos que apresentem boas ideias e soluções sustentáveis para unidades de habitação social. Critérios como conforto, inovação e viabilidade econômica serão avaliados, sempre sob a ótica da sustentabilidade.

Os alunos receberam um prêmio em dinheiro além de certificado de Menção Honrosa assinado pelo Arquiteto Descalço, o holandês Johan Van Lengen fundador do TIBÁ, Nilson Dias, gerente de projetos do Instituto Pindorama e pela Arquiteta Myrtes Marcelle do SEBRAE-RJ. Na solenidade o Arquiteto Tomaz Lotufo da Des_Escola de Arquitetura entregou os certificados junto com Aline Barreto do SEBRAE-RJ.

O grupo de alunos da Universidade Estácio de Sá ficou com o primeiro lugar e um prêmio em dinheiro

 

O primeiro lugar do concurso ficou para os alunos da Universidade Estácio de Sá – Campus Tom Jobim, o trabalho orientado pela Prof. Eliane Silva Barbosa. O grupo foi  composto pelos alunos Ana Luiza de Andrade Brito Sumar, Gabriel Nasta Tunes, Gabrielly Paula da Silva Ribeiro, Isadora FerrazFaria Canil e Tatuane da Silva Pereira.

Acesse o trabalho completo do primeiro lugar neste link: https://drive.google.com/file/d/1NTDEuIIQFHwBPsUqQ9OAcMelG3nDR-OD/view?usp=sharing

O segundo lugar ficou com a UNICAMP. O trabalho orientado pela Prof. Vanessa Gomes da Silva e executado pelos alunos  Alessandra Silva, Andrey Marcondes, Camila Torato, Bárbara Maia e Hannah Komuro intitulado “Duo Casa” foi também considerado uma excelente solução.

 

Alunos da UNICAMP ficaram em segundo com o “Duo Casa”

O projeto completo pode ser acessado aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1C3mHT4mBkBN9vJNZxnyG0NLgePKwvaKE?usp=sharing

E o terceiro lugar ficou para UNOPAR – Campus Nova Friburgo – RJ. O trabalho orientado pelo Arquiteto Túlio Eduardo de Souza Rezende e executado pelos alunos Felipe Feitosa Lorenção, Sulane de Castro Oliveira e Thamara Nogueira de Lima Ribeiro. O projeto de uso misto, residencial/comercial coloca as moradias sociais na área central da cidade.

Alunos da UNOPAR – Campus Nova Friburgo em terceiro lugar no concurso SILABAS 2018

O trabalho completo pode ser acessado em: https://drive.google.com/file/d/1DSGOQbNfC6tgSsplKFqJJoYeaBAsf81D/view?usp=sharing

A próxima edição do concurso será em Setembro de 2019 durante o 4º Simpósio Latino-Americano de Bioarquitetura e Sustentabilidade.

Mais informações serão divulgadas em momento oportuno para os estudantes que se cadastrarem neste link: https://conteudo.pindorama.org.br/pre-inscricao-silabas

 

 

No Comments

Post A Comment