Você já deixou de comprar algo no supermercado porque preferiu consumir antes os alimentos que já tem em casa? Ou desistiu de comprar uma roupa, por exemplo, por impulso e que você nem precisa? Parabéns! Você está consumindo de forma consciente.
Para incentivar cada vez mais escolhas como essa, hoje é o Dia do Consumo Consciente. A data foi criada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2009. O objetivo é conscientizar os cidadãos sobre os problemas sociais, econômicos, ambientais e políticos que resultam dos padrões atuais, e insustentáveis, de produção e consumo.
Além de buscar reduzir o consumo, o dia busca alertar para o fato de que um produto ou serviço deve minimizar o uso de recursos naturais, materiais tóxicos, diminuir a emissão de poluentes e a geração de resíduos.
O conceito não é nada complicado: ele pode fazer parte do seu dia a dia e você nem vai perceber. Aos poucos, seus hábitos vão mudando e você fazendo escolhas que vão ajudar a evitar o desperdício de comida e de dinheiro.
O consumidor consciente é aquele que também busca escolher as empresas com as quais vai fazer negócios. É preciso considerar o compromisso dessas instituições com o desenvolvimento socioambiental.
É uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária do cidadão para garantir a sustentabilidade da vida no planeta. Mais uma forma de ampliar os impactos positivos e, é claro, diminuir os negativos causados pelo nosso consumo no meio ambiente.
Quer começar a consumir mais consciente? A gente te dá três dicas iniciais e depois mais incentivo para transformar a teoria em prática.
1 – Reaproveite e recicle
Em vez de descartar, pense em como uma embalagem pode ser reutilizada no seu dia a dia. O mesmo serve para cascas de alimentos, há diversas formas de usar em receitas e compostagem.
2 – Evite excessos
Analise se o produto realmente terá uma utilidade no seu dia a dia e evite acumular objetos e peças que não utilizará com frequência.
3 – Doe o que não usa mais
Enquanto muitas pessoas passam a vida acumulando coisas, outras podem estar precisando delas. Não custará nada a você se desfazer desses pertences que não têm mais serventia.
Outras dicas são: privilegie produtos duráveis, opte por produtos com refil, evite o desperdício de alimentos/água/energia, separe corretamente o lixo para reciclagem, cobre providências dos governantes sobre o tratamento dos resíduos.
Acompanhe as últimas notícias do meio ambiente no Festival da Sustentabilidade!