Cidade do Rio de Janeiro vai receber a maior horta urbana do mundo

//
Foto: Beth Santos (Prefeitura do Rio de Janeiro)

O Parque Madureira, no Rio de Janeiro, vai receber aquela que será a maior horta urbana do mundo! O anúncio foi feito recentemente pela prefeitura e quer beneficiar os cariocas e região com renda e segurança alimentar.

A prefeitura, a subprefeitura da Zona Norte do Rio e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vão expandir o cultivo de hortaliças em terrenos que pertencem ao Executivo, às margens da linha férrea do Parque Madureira. A promessa é que o projeto se torne a maior horta urbana do planeta até 2022, com 110 mil metros quadrados.

O objetivo é gerar renda e promover segurança alimentar para mais de 50 mil famílias de baixa renda por safra até o ano de 2024.

Madureira possui uma vocação agrícola histórica e a nova horta quer recuperar esse potencial, incluindo os bairros vizinhos. Um memorial fazendo alusão aos antigos moradores do local – o “Quilombo Agrícola Madureira” – será erguido na entrada da horta. A homenagem atende a uma reivindicação do setor cultural da região.

O Parque Madureira foi inaugurado em junho de 2012 e transformou-se na principal área de lazer da região. Atrai a turma do samba, do skate, do hip hop, do charme, além de famílias e amigos que utilizam o espaço para praticar atividades físicas, caminhar, se encontrar ou contemplar a beleza do local.

A iniciativa vai integrar o programa Hortas Cariocas, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que produz por ano cerca de 82 toneladas de cultivos. Em toda a cidade, a ação abrange 3.720 canteiros, com 24 hectares de áreas cultivadas, em 25 escolas e 24 comunidades. Ao todo, 220 hortelãos e hortelãs ganham bolsas para manter as produções.

Hortas urbanas

Mas o que são hortas urbanas? São hortas cultivadas em espaço coletivo ou dentro de casas e apartamentos.

É uma das atividades que englobam a agricultura urbana. Os principais objetivos são: facilitar a distribuição de alimentos na cidade, diminuir o uso e consumo de agrotóxicos e contribuir para a recuperação do meio ambiente.

Promove economia no consumo de alimentos essenciais para uma alimentação saudável, principalmente em regiões mais carentes. Ter uma horta urbana muda o estilo de vida da comunidade e traz mais saúde para a população.

Foto: Alexandre Macieira (Prefeitura do Rio de Janeiro)

Muito bacana, não é mesmo? Que atividades como essa se espalhem pelo estado e até mesmo pelo país. Em um momento em que milhões estão em situação de vulnerabilidade alimentar e até mesmo na linha da pobreza. Vamos, através do Meio Ambiente, garantir uma vida digna para os brasileiros.

Acompanhe as últimas notícias do meio ambiente no Festival da Sustentabilidade!

Deixe um comentário

BR4 Branding
Av. Cons. Julius Arp, 80
Bloco 11, Galpão 104
Centro, Nova Friburgo.