Conheça as embalagens mais poluentes e passe a evitá-las

//

Se você se preocupa com o futuro do planeta e está despertando para a consciência verde, saiba que é importante manter hábitos de consumo sustentável. Hoje em dia tudo o que consumimos gera um grande impacto no meio ambiente e as embalagens são um grande exemplo desse resultado. Após cumprir a sua função em diversos produtos, elas comumente vão para o lixo e exercem um papel nada agradável na natureza.

Para resolver esse problema e minimizar os impactos no meio ambiente, devemos consumir de forma responsável, conter o desperdício, reciclar e reutilizar a maior quantidade de produtos e embalagens possíveis.

Pensando nisso, separamos, a seguir, uma lista de 6 embalagens que devem ficar de fora do seu dia a dia para colaborar com o futuro do nosso planeta. Prepare-se para conhecer boas alternativas, esquecer velhos hábitos e despertar para novas atitudes conscientes. Olha só:

1. Bandejas e sacolas de frutas

Apesar da prática da sustentabilidade estar em alta, é cada vez mais comum encontrarmos frutas sendo vendidas embaladas em plásticos nos supermercados. Essa conduta traz mais praticidade na venda dos produtos, mas não colabora muito com a durabilidade dos alimentos. Afinal, a maioria das frutas usam a sua própria casca para protegê-las do ambiente, não é mesmo? O plástico, neste caso, é mais um recurso a ser descartado que polui a natureza.

Como evitá-las?

Escolha comprar frutas de forma a granel e sem o uso de embalagens. Você pode usar, por exemplo, saquinhos de pano. Além disso, prefira comprar frutas inteiras e nunca em pedaços, já que também é comum encontrarmos esses alimentos sendo vendidos em porções menores.

2. Embalagens de bolos e doces individuais

A indústria de alimentos ainda segue um padrão de inserir doces, biscoitos e bolos em pequenos revestimentos de plásticos, dentro de outras embalagens. Esse hábito é conhecido por gerar um alto consumo de plástico descartável e sem qualquer utilidade. O uso de isopor como base desses alimentos também é comum, e não traz benefícios ao meio ambiente.

Como evitá-las?

Prefira comprar esses alimentos de produções preferencialmente locais e artesanais, que utilizem o mínimo de plástico possível. Opte pela compra de produtos que venham em sacolas de papel, pois elas exercem menor impacto na natureza.

3. Sacolas de mercado

As sacolinhas de mercado são um dos itens mais poluentes da atualidade e estão presentes, principalmente nos rios e oceanos do planeta. Produzidas a partir de fontes de energia não renováveis, como o petróleo, elas levam cerca de 300 anos para se decompor. Embora estejam em um processo de desaparecimento dos supermercados, a sua presença ainda é bastante notável no comércio e continua gerando impactos na natureza.

Como evitá-las?

Na hora das compras prefira o uso de uma bolsa de pano e tenha o hábito de levá-la sempre para o mercado. Se preferir, você também pode experimentar um carrinho de mão dobrável, que é resistente e facilita na hora de carregar as compras mais pesadas.

4. Objetos embalados em plástico

Muitas vezes, em lojas de conveniência, encontramos objetos como pentes, escovas e outros utensílios já embalados em revestimentos plásticos. Novamente nos perguntamos se há necessidade de comprar esses produtos e ainda levá-los para casa dessa forma. Vale lembrar ainda, que é muito comum que cada objeto seja vendido em uma pequena sacolinha, o que torna todo o processo de compra ainda mais prejudicial ao meio ambiente. Será que há necessidade?

Como evitá-los?

Se você pretende adquirir um objeto que já esteja embalado, recuse a opção de colocá-lo em uma nova sacola plástica. Caso o objeto seja leve e pequeno, opte por levar na mão ou na bolsa. Por fim, repense sempre sobre a compra desses produtos e prefira opções onde esse tipo de embalagem não esteja presente.

5. Filme plástico

É muito comum as pessoas utilizarem o filme plástico para embalar alimentos em casa para aumentar a sua durabilidade. Porém, após o consumo, é importante lembrar que o produto vai para o lixo e se torna, portanto, completamente descartável. Novamente, o plástico não exerce função duradoura por muito tempo.

Como evitá-lo? Use embalagens revestidas de cera e recipientes não descartáveis. Você pode usar, por exemplo, potes personalizados, que têm um tempo de uso mais prolongado.

6. Garrafas plásticas

Embora seja um dos itens mais comuns destinados à reciclagem, você sabia que nem toda garrafa plástica chega, de fato, a ser reciclada? Segundo dados do jornal britânico, The Guardian, em 2016, o mundo comprou mais de 480 milhões de garrafas de água, porém menos da metade foi coletada e enviada para reciclagem. Apenas 7% delas tiveram uma nova função e a maioria seguiu para aterros sanitários e lixões. Por fim, esses dados nos mostram que as garrafas geram um forte impacto na natureza e, por isso, precisam de atenção na hora do consumo.

Como evitá-las?

Você pode substituí-las por garrafas de vidro ou alumínio, que possuem um volume maior de presença em usinas de reciclagem. Porém, caso opte por ainda consumi-las, não deixe de descartá-las em locais adequados. Uma dica, é cobrar de cada fabricante a coleta responsável desses produtos.

A partir dessas dicas de consumo consciente você está pronto para exercer um novo papel ambientalmente correto em seu dia a dia. Aproveite para integrar essas novas informações a sua rotina, e não deixe de dividi-las com amigos e família.

Por fim, lembre-se que reduzir os hábitos de consumo é a primeira etapa para diminuir o lixo do planeta. A iniciativa de manter um mundo integrado à sustentabilidade, portanto, começa conosco!

Deixe um comentário

BR4 Branding
Av. Cons. Julius Arp, 80
Bloco 11, Galpão 104
Centro, Nova Friburgo.