Disk-árvore é mais uma iniciativa das cidades para a arborização urbana; conheça

//
Foto: Plano Diretor de Arborização Urbana da cidade do Rio de Janeiro


A poluição do ar é um problema antigo. Aumenta o risco de doenças respiratórias crônicas e é associada ainda às doenças cardiovasculares e ao câncer. Contribui para o aumento da temperatura, especialmente nas zonas urbanas, e essas ondas de calor também fazem milhares de vítimas por ano. Uma das soluções para esse problema é considerada simples, bonita e duradoura: as árvores.

Árvores nas zonas urbanas não só ajudam a barrar a poluição do ar como deixam a cidade mais atrativa, trazendo ainda diversos benefícios para os moradores e seus visitantes.

Elas absorvem o gás carbônico e liberam oxigênio, diminuem os efeitos das “ilhas de calor” nos perímetros urbanos, ajudam a absorver a água da chuva (diminuindo as enchentes), aumentam a biodiversidade do local, oferecem sombra e diminuem o estresse das pessoas.

Esses prós são reforçados em diversos estudos da área, inclusive por um relatório feito pela organização The Nature Conservancy. Os pesquisadores defendem que as árvores urbanas são uma importante estratégia para a melhoria da saúde pública nas cidades.

Apesar das vantagens, o desenvolvimento urbano desenfreado impede que se plante árvore em qualquer local. Isso porque, dependendo do lugar, a árvore poderia causar transtornos ao invés de melhorias. Então para ajudar no plantio garantindo apenas os benefícios, diversas cidades do Brasil disponibilizam o serviço do Disk-árvore.

Disk-árvore

O projeto vem se espalhando pelo país. Consiste em ligar, mandar mensagem ou acessar um aplicativo e solicitar uma árvore para a rua aonde você mora ou trabalha. O serviço, normalmente, é ligado às Secretarias de Meio Ambiente e de Serviços Públicos dos municípios, mas pode ser oferecido por ONGs e instituições ligadas à preservação ambiental.

A iniciativa está presente em cidades como Miguel Pereira (RJ), Suzano (SP), Votuporanga (SP), e em capitais como Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

Foto: Agência Municipal de Meio Ambiente de Goiânia

Vamos mostrar alguns exemplos, de acordo com as regras de cada cidade.

São Paulo: cada morador tem direito a até cinco mudas de árvore. Basta ligar para o número 156.

Rio de Janeiro: a solicitação do plantio de árvore é feita pelo telefone 1746 ou pelo site www.1746.rio. Informe seu nome completo, endereço e largura da calçada.

Belo Horizonte: por meio do aplicativo “PBH App” (Android) ou na página de serviços da prefeitura. Informe o endereço, a quantidade de árvores desejadas e a espécie de preferência. Os técnicos do Executivo vão avaliar o pedido e a decisão caberá a eles.

Solicitando na sua cidade

Para verificar se o serviço está disponível na sua cidade, entre em contato com a prefeitura.

Se for oferecido, após solicitar, será gerada uma ordem de serviço. Depois de uma avaliação técnica sobre qual a espécie é mais adequada para o local, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente fará todo o trabalho de plantio sem custo algum para o cidadão.

Foto: Isabela Souza (Governo do Estado de Alagoas)

Caso o município não ofereça essa modalidade ainda, que tal dar a ideia? Além disso, procure também as instituições que fazem um serviço de preservação ambiental. Plante essa sementinha de um futuro mais arborizado entre os interessados. Assim mais pessoas também vão se interessar.

Mesmo sem a iniciativa, você pode conseguir permissão das autoridades para plantar na sua calçada. E siga sempre essas dicas:

– Evite espécies que possuam espinhos ou sejam tóxicas aos humanos e/ou animais
– Dê preferência às espécies nativas da região
– Calcule uma boa área em volta da árvore para que ela tenha um espaço adequado para se desenvolver
– Pensando nisso, evite árvores com raízes agressivas, que possam esburacar a calçada ou ruas
– Árvores com frutos grandes também devem ser evitadas
– Realizar frequentemente a poda da árvore, deixando-a saudável e evitando problemas na região

Acompanhe as últimas notícias do meio ambiente no Festival da Sustentabilidade!

Deixe um comentário

BR4 Branding
Av. Cons. Julius Arp, 80
Bloco 11, Galpão 104
Centro, Nova Friburgo.