Na engenharia e na arquitetura, a construção é a execução do projeto previamente elaborado, seja de uma edificação ou de uma obra de arte. Mas em um mundo que necessita de um olhar cada vez mais voltado ao meio ambiente, é a bioconstrução que ganha destaque.
A bioconstrução nada mais é que uma maneira rápida, barata e sustentável de construção. É um conjunto de técnicas antigas que foram aperfeiçoadas para construir utilizando materiais naturais e reutilizando outros que foram descartados.
Arquitetos revisitam técnicas como adobe, pau a pique e taipa de pilão para construir edifícios com madeira de demolição, bambu, barro, terra e fibras vegetais. Mas isso não significa uma casa ou prédio frágil, pelo contrário. Os bioconstrutores desenvolveram novas tecnologias, permitindo construções capazes de aguentar climas extremos e com uma durabilidade bem maior.
Promovem maior qualidade de vida para o morador, já que essas técnicas também diminuem a variação de temperatura dentro da construção. Além de construções mais sustentáveis, elas possuem um visual interessante, com cores e formas irreverentes, podendo se transformar em verdadeiras obras de arte.
A bioconstrução é um setor que vem crescendo em todos os cantos do mundo. Um dos grandes nomes da área é Gernot Minke. O alemão é referência para muitos arquitetos, inclusive no Brasil onde já esteve muitas vezes, em vários estados.
Gernot Minke
Gernot Minke é arquiteto e urbanista, considerado uma das maiores autoridades do mundo em arquitetura sustentável. É professor aposentado da Universidade de Kassel, na Alemanha. Lá ele fundou o Building Research Institute em 1974, onde dirigiu 50 projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de habitação de baixo custo, arquitetura sustentável, construção com terra, fardos de palha, bambu e telhados verdes.
Em todo o mundo, mais de 100 de suas estruturas ecológicas e sustentáveis foram construídas. Aliás, todas as construções mostradas nas imagens da matéria são do Minke.
Foi orador convidado em 70 conferências internacionais e proferiu palestras e workshops em todos os continentes. Publicou mais de 300 artigos científicos e é autor de vários livros didáticos. Dirigiu o Laboratório de Construções Experimentais da Universidade de Kassel, na Alemanha e é autor de vários livros de bioconstrução.
Acompanhe as últimas notícias do meio ambiente no Festival da Sustentabilidade!