O Estado do Rio de Janeiro atingiu o número de 100 Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) reconhecidas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A marca, importante na preservação da Mata Atlântica, foi atingida em junho. A cidade de Nova Friburgo se destaca nesse número.
As RPPNs são criadas voluntariamente por iniciativa de seus proprietários e averbadas junto ao Registro Geral de Imóveis. O reconhecimento de reserva é perpétuo e acompanha a vida da propriedade. Com a nova marca, elas correspondem a mais de 8.400 hectares de florestas protegidos em todo o estado.
De acordo com o Inea, esse número foi alcançado recentemente quando reconheceram duas no município de Varre-Sai, no Noroeste Fluminense. A 99ª é a RPPN Pelegrini, que conta com área de 3,8 hectares. Ela integra o Sítio Santo Antônio. Já a 100ª é a RPPN Velho Moinho, de 4,5 hectares.
Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, é a recordista de RPPNs reconhecidas pelo Inea: são 17 reservas que totalizam 496,04 hectares de área de Mata Atlântica protegidos.
De acordo com os dados divulgados pelo Painel da Confederação Nacional de RPPNs, em todo Brasil, existem mais de 1.600 reservas, preservando mais de 800 mil hectares de áreas naturais no país. A maioria delas está na Mata Atlântica.
O Instituto atribui os avanços na conservação de terras privadas no Rio de Janeiro ao Programa Estadual de Apoio às RPPNs, instituído em 2007, que oferece suporte técnico e orientação aos proprietários interessados.
Como criar uma RPPN na sua propriedade
Tem uma propriedade e quer contribuir na preservação da floresta? Existe um passo a passo para transformá-la em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural.
A criação de uma RPPN pode ocorrer tanto em imóveis rurais quanto urbanos, correspondendo à área parcial ou integral da propriedade. Importante ressaltar que o proprietário(a) não perde o direito e o domínio sobre a propriedade.
Também não há tamanho mínimo para a criação de uma reserva, basta que a área proposta possua relevante biodiversidade, paisagens notáveis e estar localizada em área importante para a preservação ambiental.
Para saber todos os detalhes, acesse a página do Instituto Estadual do Ambiente.