Seriema ganha bico novo e volta a se alimentar com prótese feita em impressora 3D

//
Foto: Divulgação/Zoológico de Guarulhos

Já contamos a história da jabuti que ganhou um casco novinho por meio de uma impressora 3D. Agora foi a vez da tecnologia ajudar uma seriema. O animal ganhou uma prótese para consertar parte do bico quebrado e retomar sua qualidade de vida.

A veterinária Claudia Igayara, coordenadora do projeto, contou ao Estadão que a ave sempre teve problema no bico, que acabava crescendo demais. Com o problema constante, o bico foi perdendo sua força e isso fez com que a metade superior se quebrasse.

Um dos hábitos naturais da ave é pegar a presa e bater no chão, num instinto de matar. Somente depois é que a ave se alimenta. O zoológico tentou entregar o alimento de outra forma, mas esse instinto de caça pode ter contribuído ainda mais para danificar o bico. Desse jeito, a seriema não conseguia se alimentar.

A “jovem senhora” tem 28 anos e vive no Zoológico de Guarulhos, em São Paulo.

Procedimento

Para solucionar o problema, foi feita uma parceria com Claudio Chedid. O dentista disse que esse tipo de tecnologia é bastante utilizado na odontologia e eles conseguiram adaptar com sucesso para o zoológico.

Primeiramente a equipe fez uma série de escaneamentos para obter as imagens do bico da seriema em diversos ângulos. Depois, enviou o material para uma impressora 3D. O bico da seriema foi então fabricado posteriormente utilizando metal leve e altamente resistente, com uma cobertura fina de cerâmica, para ficar com uma aparência mais bonita e natural.

A cirurgia foi um sucesso e levou apenas uma hora. Tempo suficiente para realizar o procedimento completo e não estressar o animal, devido à alta idade. Ela já passou da expectativa de vida para uma seriema, que é de 25 anos, mas continua saudável e, com a cirurgia, vem se recuperando plenamente.

Vida nova

A seriema teve um pós-cirúrgico bastante tranquilo. Depois da cirurgia, ela foi colocada no local onde vive para repousar e no dia seguinte já estava se alimentando normalmente.

O zoológico continuará a observando para evitar qualquer problema daqui para frente. Até o momento, não poderia ser melhor.

Histórias que nos enchem de alegria e nos fazem repetir mais uma vez: a tecnologia pode e deve ser aliada da natureza. Juntos construindo um mundo melhor para todos nós, seres vivos.

Acompanhe as últimas notícias do meio ambiente no Festival da Sustentabilidade!

Deixe um comentário

BR4 Branding
Av. Cons. Julius Arp, 80
Bloco 11, Galpão 104
Centro, Nova Friburgo.