Nada melhor que manter a casa e os ambientes limpos e cheirosos. Mas o que aparenta ser solução, é o início de um grande problema, tanto para a sua saúde quanto a do planeta. A gente mostra os impactos dos produtos de limpeza e como você pode substituí-los por alternativas naturais.
Sabão em pó, sabonete, detergente, amaciante, pasta de dente, shampoo, desinfetante, amoníaco, limpa-vidro… todos presentes na rotina. E o que também faz presença nesses produtos, químicos, são substâncias capazes de causar um problema ambiental em grande escala.
Efeitos negativos
Dois exemplos dessas substâncias são os derivados de petróleo e o cloro. Eles afetam diretamente os ecossistemas, alteram a oxigenação da água e polui rios e mares. Na saúde humana, os efeitos negativos aparecem em forma de problemas respiratórios, irritação, náuseas, vômitos e vários outros tipos de doença, como o câncer.
De acordo com a Agência de Proteção Ambiental (EPA), o ar interno pode ser até cem vezes mais poluído do que o ar externo, por causa do acúmulo de níveis de compostos orgânicos voláteis (VOCs) causados por agentes de limpeza químicos.
Mas e agora? Como manter a limpeza sem deixar a qualidade do trabalho e, principalmente, do bem estar? Comece reeducando hábitos e reduzindo seu impacto fazendo seus próprios produtos de limpeza.
Pois é. A natureza é sábia e oferece “produtos” que, combinados, tornam tudo, literalmente, mais natural. E a vida mais fácil! Além de contribuir para o meio ambiente, você também economiza dinheiro.
Confira abaixo 5 receitas práticas para começar a substituir produtos de limpeza nocivos por biodegradáveis ou naturais.
1) Desinfetante para banheiro
– 1 litro de álcool (de preferência 70º)
– 4 litros de água
– 1 sabão caseiro
– folhas de eucalipto
Modo de preparo: deixe as folhas de eucalipto de molho no álcool por dois dias. Ferva 1 litro de água com o sabão ralado, até dissolver. Junte a água e a essência de eucalipto e engarrafe.
2) Limpador multiuso
– 500 ml de água
– 1 colher de bicarbonato de sódio
– 2 colheres de vinagre
– 1 limão
Modo de preparo: colocar a mistura em um frasco com borrifador e agitar bem. Na hora da limpeza, use um pano seco e limpo e dê adeus a sujeira e a gordura. Esse é ideal para limpar balcões, pisos, azulejos e pias.
3) Amaciante de roupas
– 5 litros de água;
– 4 colheres de glicerina;
– 1 sabonete ralado;
– 2 colheres de sopa de Leite de Rosas.
Modo de preparo: ferva 1 litro de água com o sabonete ralado até dissolver. Acrescente mais 4 litros de água fria, junto com a glicerina e o Leite de Rosas. Mexa bem até misturar e depois engarrafe.
4) Detergente ecológico multiuso
– Água;
– vinagre;
– Amônia líquida (amoníaco);
– Bicarbonato de sódio e ácido bórico.
Modo de preparo: em um litro de água morna (cerca de 45º C), coloque uma colher de sopa de vinagre, uma colher de sopa de amoníaco, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de bórax ou ácido bórico. Utilize em qualquer tipo de limpeza, em substituição aos multiusos convencionais. Como qualquer produto de limpeza convencional, mantenha os detergentes ecológicos fora do alcance de crianças e animais domésticos.
5) Desodorante de ambientes
Pode ser substituído por uma solução de ervas com vinagre ou suco de limão. Além de gastar menos dinheiro, você vai evitar produtos responsáveis pelo aumento de doenças respiratórias e alergias.
Acompanhe as últimas notícias do meio ambiente no Festival da Sustentabilidade!