Natal sustentável: dicas para embrulhar os presentes e evitar o desperdício

//

O Natal é essa época mágica! Os presentes acabam se tornando protagonistas, mas por trás do afeto e da lembrança, está um desperdício enorme! Que tal manter os presentes e deixá-los bonitos também para o meio ambiente?

Aqueles lindos papéis e sacolas de presentes, conhecidos como a embalagem de presente tradicional, são feitos de uma película de polipropileno biorientada (BOPP). Isso é um material plástico que, quando descartado de forma inadequada, provoca uma série de problemas ambientais. Ao incluí-lo no monte de papel para reciclar, contamina todos os outros produtos que poderiam ser aproveitados.

Outro assunto inegável, e constatado, é o desperdício de papel que vem junto com milhões de presentes abertos nesta época de fim de ano.

De acordo com a Universidade de Stanford, o período que contempla o Natal e Ano-Novo é o mais crítico nos Estados Unidos, quando os estadunidenses jogam fora 25% mais lixo do que no restante do ano. O desperdício extra chega a 25 milhões de toneladas de lixo ou cerca de 1 milhão de toneladas extras por semana. Nada para celebrar com esses dados.

Já que o Natal é época de renovação e esperança, que tal renovar seus hábitos e fazer prosperar um futuro sustentável, durante todo o ano? A dica aqui é usar e abusar da sua criatividade. Vale tudo: páginas de livros antigos, retalhos de tecido, lenços, latas e caixas escondidas no fundo dos armários.

Você mantém os presentes, os deixa mais exclusivos e dedica um tempo na sua preparação, o que deixa tudo ainda mais especial para quem vai receber.

Veja as dicas de embrulhos sustentáveis para os presentes de fim de ano que o Festival da Sustentabilidade preparou.

Jornal

É possível fazer embrulhos lindos com folhas de jornal. Escolha uma página bem interessante e complete com uma amarração estilosa!


Papel pardo

Esse é um clássico! Reaproveite embrulhos de pão ou sacolas de entregas. Fica rústico e você pode ornamentar com carimbos, escritas, flores secas e barbantes coloridos.


Caixas antigas

Recebeu um presente em alguma caixa? A loja enviou um produto numa caixinha? A ideia aqui é reaproveitar. Reutilize embalagens antigas, customize com recortes se for preciso. Até caixas de leite podem ser aproveitadas.


Ecobags

Invista em uma sacolinha de pano bacana. Você pode comprar uma personalizada e com mensagem ou repassar uma sua. Se torna um presente duplo, já que a eco bag é um super produto de consumo consciente.


Roupas velhas e tecidos

Aquela calça ou blusa rasgadas podem ser aproveitadas para fazer uma embalagem de presente moderna e reutilizável. E não vai precisar de durex para estes embrulhos, só de alguma prática e alguns tutoriais de Furoshiki, a arte japonesa de embrulhar presentes em tecido. 


Embalagens convencionais

Ganhou presentes com embalagens convencionais? Sem problemas. Basta não jogar no lixo as sobras de papel de presente, pois elas poderão servir para embrulhar presentes menores e também como decoração.


Viu? É mais simples do que parece. Você economiza dinheiro, ajuda a diminuir o descarte abusivo e desnecessário de papel, dá um presente original, além de ajudar a compor uma decoração natalina única.

Acompanhe as últimas notícias do meio ambiente no Festival da Sustentabilidade!

Deixe um comentário

BR4 Branding
Av. Cons. Julius Arp, 80
Bloco 11, Galpão 104
Centro, Nova Friburgo.