Dia da Amazônia: a urgência da preservação. Artistas se unem em prol da floresta em canção

//

O dia 5 de setembro é dedicado ao Dia da Amazônia. Um dos patrimônios naturais mais valiosos de toda a humanidade e a maior reserva natural do planeta! Sua importância ambiental é indiscutível, mas a floresta tem sido constantemente ameaçada por inúmeras atividades predatórias.

O Dia da Amazônia foi estabelecido pela Lei nº 11.621, em 19 de dezembro de 2007. A escolha é homenagem à data em que a Província do Amazonas foi criada em 1850, por Dom Pedro II.

São 7 milhões de quilômetros quadrados, sendo 5,5 milhões de florestas. O bioma é fundamental para o equilíbrio ambiental e climático do planeta e a conservação dos recursos hídricos. É o habitat de inúmeras espécies animais, vegetais e arbóreas, e fonte de matérias-primas alimentares, florestais, medicinais e minerais.

O 5 de setembro é muito mais do que celebração, mas sim, conscientização sobre a urgência de pautas de preservação.

Desflorestamento

A extração de madeira, a mineração, as obras de infraestrutura e a conversão da floresta em áreas para pasto e agricultura estão entre as atividades que mais ameaçam o bioma nos últimos anos.

Foto: Florian Plaucheur (AFP)

Para se ter uma noção do impacto, a Amazônia perdeu nos últimos 12 meses 4,64 mil km² de madeira. Esse número é o equivalente a quase três vezes o tamanho da cidade de São Paulo, a maior capital do Brasil. Os dados foram publicados no último domingo, 5, em um levantamento inédito feito pelas organizações ambientais Imazon, Idesam, Imaflora e ICV. Juntas elas formam a Rede Simex.

Os pesquisadores estão monitorando constantemente a exploração madeireira na floresta, por meio de imagens de satélites. A origem e legalidade dessas madeiras também estão sendo pesquisadas para auxiliar em dados precisos para o monitoramento. Mas o grupo está tendo problemas em ter acesso aos dados em 7 dos 9 estados que compõem a chamada Amazônia Legal.

Mesmo assim, de acordo com o documento, eles identificaram que 6% do total explorado ocorreu em unidades de conservação e 5% em terras indígenas, locais onda a atividade é ilegal. 

Com a exploração desenfreada e a falta de interesse governamental para conter a situação, o ar condicionado do mundo passa a ter dificuldades de cumprir sua função. Pela primeira vez na História, a Amazônia passou a emitir mais CO2 do que absorver, acelerando o aquecimento global.

Outro fator que contribui para essa diminuição da capacidade da floresta de absorver carbono são as queimadas. Com os focos de incêndio cada vez maiores e em mais áreas, o ecossistema vai se alterando. Mais uma consequência disso é que o fenômeno dos “rios voadores” começa a perder força. Essa massa de ar úmido que viaja da floresta para todo o país vem diminuindo, acentuando o desequilíbrio das chuvas e a crise hídrica.

Canção para a Amazônia

Mais de 30 artistas brasileiros se reuniram na “Canção pra Amazônia” – um manifesto poético-musical. A iniciativa é do cantor e compositor Nando Reis e do compositor-letrista Carlos Rennó.

O manifesto é feito em vídeo, em defesa da maior floresta tropical do mundo. A realização é do Greenpeace Brasil e a Relicário Produções. Possui o apoio de diversas entidades voltadas à preservação da floresta.

“Escute a voz da floresta e compartilhe com os amigos e familiares. Juntos, podemos salvar a Amazônia”. Clique aqui e saiba mais!

Como você pode contribuir

É nosso dever cooperar com a preservação da Amazônia e, assim, da vida na Terra. Mesmo longe do território amazônico, é possível ajudar na causa e exigir que mudanças sejam feitas.


A primeira delas é contribuir com doações e/ou voluntariado em organizações que atuam na preservação da floresta. Outra forma é apoiar a proteção e o amparo às comunidades indígenas. Fique atento também às petições que serão encaminhadas para o Senado, Câmara e governo federal, cobrando medidas efetivas de preservação.

Outra maneira de fazer sua parte é adotar uma postura de consumo consciente. Antes de comprar materiais como papel ou madeira, por exemplo, pesquise as certificações apresentadas no produto e se elas são sustentáveis.

Medidas como a redução do consumo de energia, do uso de plásticos descartáveis, adoção de meios de transporte sustentáveis e a atividade de inspirar a população também são fundamentais para favorecer a preservação.

Acompanhe as últimas notícias do meio ambiente no Festival da Sustentabilidade!

Deixe um comentário

BR4 Branding
Av. Cons. Julius Arp, 80
Bloco 11, Galpão 104
Centro, Nova Friburgo.