Você sabia que nós estamos no “Julho Sem Plástico”? A gente te apresenta essa iniciativa e dá dicas de como você pode fazer parte do movimento (e levar a ideia para os outros meses também).
O “Julho Sem Plástico” (Plastic free July) é uma campanha que tem o objetivo de reduzir a poluição plástica em todo o mundo por meio de ações simples. Seja em casa, no trabalho ou nas instituições de ensino, todo mundo está convidado. É um movimento para que se possa ter ruas e oceanos mais limpos e belas comunidades em todos os cantos do planeta.
A ideia é também, com dicas e recursos simples, substituir hábitos. Adquirir um novo comportamento sustentável e tornar o dia a dia mais fluido e amigo do meio ambiente.
Foi iniciado em 2011 por Rebecca Prince-Ruiz e uma pequena equipe do governo local da Austrália Ocidental. A ideia se espalhou pelo mundo e hoje é uma das campanhas ambientais mais influentes. São mais de 326 milhões de participantes em 177 países.
Em 2017, foi criada a Fundação Sem Plástico (Plastic Free Foundation). Uma instituição de caridade independente e sem fins lucrativos. Uma forma de apoiar melhor os participantes e aumentar a campanha.
Os organizadores falam que você pode começar pequeno ou realmente desafiar a si mesmo. De qualquer forma, participando, você estará contribuindo. Até mesmo recusando aquele canudinho que parece inofensivo. Toda vez que achar que o seu canudo não faz a diferença, lembre-se que outras mil pessoas estão pensando assim também. Aí já são mais de mil canudinhos e assim por diante.
Como começar? Confira as dicas para dar o pontapé nessa missão.
1 – Recuse
A primeira dica é recusar. Plástico? Não, obrigado. Garrafas, canudos, copos, pratos, sacolas e tudo o que for de plástico descartável.
2 – Substitua os objetos
O movimento te convida a levar um copo reutilizável para o trabalho, escola, universidade e qualquer lugar que você for. No lugar de sacolas, ecobags. Um canudo de bambu ou de metal.
3 – Elabore um plano de ação
Faça um cronograma simples, de acordo com a sua rotina e o que você gostaria de mudar, primeiramente. Comece com um objeto e um dia, dois objetos no dia seguinte e por aí vai. Dentro do que é viável para você.
4 – Compartilhe
Fale sobre sua nova meta para a família, amigos e nas redes sociais. Dessa forma você pode ter apoio para cumprir seus objetivos, além de espalhar as boas ideias e ainda garantir mais adeptos ao movimento.
5 – Transforme o Brasil
Segundo o estudo feito pela WWF, em 2019, cada brasileiro produz 1kg de lixo plástico por semana. Além disso, o Brasil é o quarto país que mais gera lixo no mundo, atrás somente dos Estados Unidos, China e Índia. Desse lixo todo, só 3% é reciclado.
Saiba mais no site da campanha Julho Sem Plástico.