Sustentabilidade no mercado pet; veja opções para cuidar do seu melhor amigo

//

Ter bichinhos no nosso lar traz muitas alegrias e uma melhor relação com a natureza. Por isso, um dos mercados mais em alta atualmente, o mercado pet tem voltado sua produção a itens sustentáveis e ecológicos.

O Brasil possui atualmente o mercado pet com o terceiro maior faturamento do mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos e do Reino Unido. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), somos o 4º país do mundo em população total de animais de estimação. O IBGE informa, em seu último levantamento, que são 50 milhões de cães e 22 milhões de gatos.

Parte das empresas desse setor vem transformando a forma de fazer os brinquedos, comedouros, roupas, alimentos e até mesmo cosméticos. A preocupação deve-se a presença de plásticos, químicos e agrotóxicos nesses produtos. Substâncias que não prejudicam só o meio ambiente, mas a saúde do seu melhor amigo.

A aposta agora é em uma cadeia de produção que seja sustentável desde a captação de insumos até o descarte final. Nos alimentos, petiscos e rações feitos com ingredientes orgânicos. Nas marcas de higiene, formulações mais naturais, isentas de parabenos e petrolatos. Evitando queda de pelos, alergias e doenças.

Uma matéria-prima que vem sendo muito utilizada é o bambu. Devido a sua resistência e maleabilidade, são feitos brinquedos, utensílios e roupas para os pets. Desenvolvendo um produto durável e sustentável.

Outra vantagem é que os produtos “pet-eco-friendly” costumam ter um design e um material mais exclusivo e resistente. O mercado para gatos, por exemplo, produz nichos de parede, prateleiras e outros móveis com madeira de reflorestamento. Diversão segura e garantida para os felinos!

Sabemos que nos grandes mercados é difícil achar esses produtos, mas a busca vale a pena. É qualidade de vida para o seu pet. É cuidado com a natureza como ela merece.

Então, hoje selecionamos algumas dicas para você começar essa mudança e sermos mais sustentáveis nos cuidados com nossos animais domésticos:

1. Faça brinquedos caseiros

Pets não ligam para marcas ou design de brinquedos. Eles se divertem com coisas simples. Então, que tal pegar uma camisa antiga ou um algum tecido que você tenha na sua casa, e fazer uma bola? Com restos de corda é possível fazer rabichos com nós, tal qual os brinquedos de loja. Também usar garrafas pets, rodas de pneu de bicicletas e rolo de papelão. Você economiza no bolso e no meio ambiente!

2. Troque os potes de comida de plástico pelos de alumínio

As vasilhas de alumínio são mais sustentáveis, duradouras e ainda permitem que a temperatura da água do seu animal se mantenha constante por mais tempo.

3. Leve o seu cão para passear com um saquinho biodegradável

Já contabilizou a quantidade de saco plástico que usamos durante a vida de um animal? Troque as tradicionais sacolas plásticas por um refil de saquinho de recolher fezes biodegradável. Você também pode optar por reutilizar os sacos do pão!

4. Atente-se aos produtos de higiene do pet

Dê preferência aos shampoos, condicionadores e sabonetes que apresentam somente ingredientes naturais em sua fórmula. Eles são sustentáveis, se decompõem mais facilmente no meio ambiente e ainda fazem bem para a pele do seu animal.

Acompanhe as últimas notícias do meio ambiente no Festival da Sustentabilidade!

Deixe um comentário

BR4 Branding
Av. Cons. Julius Arp, 80
Bloco 11, Galpão 104
Centro, Nova Friburgo.